Marte em Capricórnio
Marte em Capricórnio está em condição de exaltação. A casa é de Saturno, mas Marte é recebido como um visitante honrado, tratado com todas as regalias e afinado com a secura do ambiente. A exaltação tem uma relação com o exagero: oferece ao hóspede os melhores pratos e só enxerga nele as qualidades. Na atribuição de força das dignidades essenciais de um planeta o domicílio costuma ser considerado melhor que a exaltação. No entanto, em questões sobre disputas o astrólogo William Lilly afirma que um planeta em exaltação é melhor que um planeta em seu domicílio.
Na hora da guerra o exagero é uma arma poderosa. Parecer maior ou mais poderoso do que se é pode fazer com que o outro desista antes mesmo do combate começar. É por isso que os animais eriçam seus pelos e abrem suas asas ao serem acuados, é por isso que as mariposas pintam olhos gigantes em suas costas. Marte exaltado faz mais barulho, grita mais alto, leva tambores aos campos de batalha, dança com a língua para fora. O exagero assusta a coragem do outro, faz o adversário se sentir menor - mesmo que não seja - e pensar na amarga foice de Saturno.
Capricórnio é um signo frio e seco, portanto Marte aqui é menos quente e mais estratégico. Espera pacientemente até ver o branco dos olhos do inimigo para que o golpe seja certeiro, tem a persistência das cabras em terreno íngreme. Nas montanhas de Capricórnio Marte é a mais alta patente militar, o guerreiro que conhece as particularidades do terreno e sabe tirar vantagem delas.

Na Batalha das Termópilas, 300 gregos mostraram a força de Marte exaltado. Foi no alto de uma montanha, diante de um grande desfiladeiro, que os guerreiros de Esparta se aproveitaram de uma vantagem geográfica para compensar sua desvantagem numérica diante dos persas. A geografia precede a história. A montanha da Cabra exaltou e ressaltou os poderes marciais de um povo que amava o deus da guerra acima de todos os outros.
Marte bem dignificado nos traz confiança, coragem, insubmissão, vontade e valentia. Corremos mais riscos, miramos mais alto, planejamos mais longe. Persistente, resistente, marrento como as cabras, osso duro de roer.
Marte que diz “não”, que impõe limites. É o Marte de Rosa Parks, que com determinação das cabras se negou a ceder seu lugar no ônibus como as leis racistas mandavam. Rosa tem o Marte em Capricórnio cravado no ascendente e o seu ato de coragem foi exaltado como um símbolo antissegregacionista. A força do limite de Saturno na coragem de Marte, a determinação que toma o corpo como uma coberta em uma noite de frio - linda metáfora de Marte em Capricórnio dita pela própria Rosa sobre o dia que se recusou a ceder.
Comments