top of page

Mercúrio em Gêmeos

Foto do escritor: Julia GarciaJulia Garcia

Gêmeos é signo mutável do elemento ar, aqui o planeta Mercúrio encontra-se na condição domicílio, está no ambiente que conhece e domina sem esforços. Mercúrio em Gêmeos convoca todos para movimentarem seus braços e suas cabeças. Abrir as janelas da mente para deixar o ar passar, correntes de vento que varrem o que está parado e eliminam qualquer pensamento embolorado. 


Mercúrio no seu domicílio diurno, a mente é rápida, enérgica, extrovertida e risonha. A criança abre o brinquedo para ver como é  por dentro, depois monta as peças fora do lugar criando algo inteiramente novo. Transforma uma caixa em um foguete, uma lata em um carrinho, um pedaço de madeira em espada. Mercúrio em Gêmeos é sanguíneo, agitado, animado com as infinitas possibilidades e as brincadeiras de faz de conta - hoje serei herói, bandido, pirata ou poeta? - tudo é possível para sua mente criativa. Com a mesma velocidade que se apaixona pelo personagem, Mercúrio também o esquece, abandona a Lira que acabou de criar e sai saltitando em busca de novos ares. 



Mercúrio favorece a comunicação, Gêmeos cuida dos braços e mãos - quem inventou o termo “falar pelos cotovelos” provavelmente pensava em Mercúrio em Gêmeos. Os braços são a extensão da mente veloz, é através do tato que Mercúrio decide o que sente pelo mundo. “Deixa eu ver com a mão?” diz a criança. Mercúrio em Gêmeos é a criança, ou melhor, as crianças, no plural, mesmo que seja uma só, porque cada uma tem em si o potencial de imaginação e invenção que dá conta de um universo inteiro. “Parece que um furacão passou pela casa!”. O vendaval são as mãozinhas agitadas desse deus. O geminiano Fernando Pessoa cantou sobre a criança divina através da voz de seu heterônimo Alberto Caeiro:


“A Criança Eterna acompanha-me sempre.

A direcção do meu olhar é o seu dedo apontando (...)

Damo-nos tão bem um com o outro

Na companhia de tudo

Que nunca pensamos um no outro,

Mas vivemos juntos e dois

Com um acordo íntimo

Como a mão direita e a esquerda.”


Mercúrio dos escritores, dos poetas, dos inventores, dos que pensam rápido e têm a língua flexível, dos que colecionam vários pensamentos e opiniões. Mercúrio que se vira, que faz de conta e  improvisa, um malabarista no fluxo interminável dos faróis, um mágico que rouba a nossa atenção enquanto esconde o truque nas mangas da camisa. Mercúrio em Gêmeos é tudo isso e mais um pouco, porque o que ele ainda não sabe ele aprende, o que ainda não existe ele inventa.


Comments


bottom of page