Sol em Capricórnio
O Sol no signo de Capricórnio anuncia o dia do solstício e a mudança das estações. O solstício da cabra marca a noite mais curta do ano no hemisfério sul, mas lá no hemisfério norte - onde o simbolismo da astrologia se fundou - hoje é a noite mais longa do ano. Por isso que Capricórnio é a cabra que enfrenta as adversidades, vive no íngreme e no árido, enfrenta o limite da vida nos portões do velho Saturno.
Capricórnio é cabra da peste. Essa expressão desembarcou nas terras do nordeste trazida de além mar e era sinônimo de coisa ruim e perigosa, mas o tempo, com sua foice, vai aos poucos aprumando o significado das coisas, hoje ser cabra da peste é ser valente, forte e destemido! E é isso que Capricórnio é: bicho que não arrega, que enfrenta, exalta Marte e suas ferramentas, luta pela sobrevivência. Cabra da peste!

Oposto ao signo do caranguejo, Capricórnio se esconde nas íngremes montanhas, na secura do sertão, nos campos pedregosos. Este é um signo melancólico, ou seja, pertence ao elemento terra e sua qualidade fria e seca. Sua cabeça pensa coisas de peso, analisa a vida com a frieza e a seriedade que a realidade pede. Às vezes, quando a terra pesa muito, a cabra pode acabar nos deixando de bode, mas nada que o tempo não cure.
Solstícios são momentos especiais que chamam nossa atenção para o ciclo da vida. Quando chega em Capricórnio, o Sol anuncia o fim de uma longa jornada, aproveitamos para pesar e repensar na nossa vida, fazer planos e analisar nossas metas - tudo isso com aquela seriedade saturnina que só um Sol-cabra pode fazer. Tempo para pensar na qualidade do nosso tempo, nos limites que colocamos e que se colocam sobre nós, naquilo que passou e no que ainda virá.
Comments