top of page

Vênus em Câncer

Foto do escritor: Mariana CamposMariana Campos

Vênus no signo da Lua. Planetas que compartilham semelhanças: femininos, noturnos, úmidos. Ainda que em Câncer o planeta Vênus não tenha casa, comida e roupa lavada, isto é, não tenha dignidades, tampouco existem confrontos. Há conforto, por qualidade.⠀

Vênus rege os signos de Touro e Libra, sendo que o primeiro signo está em sextil com Câncer, e confere à Lua a condição de exaltação. Tanto taurinos como cancerianos amam sentir-se confortáveis e seguros. E a Vênus em Câncer deseja segurança emocional, companhia que navegue os seus humores. Desafetos são anti-estéticos. A Vênus, que sabe da fome do Touro, em Câncer tem fome de afeto. A Vênus, que conhece a justiça dos pratos da Libra, sabe que amor é um delicado jogo de equilibro, no qual o cuidado conta.



A figura feminina da Vênus aqui é arredondada como a Lua e fértil como quando está cheia. É a mulher loba, no sentido lunar, no sentido noturno. Simbolicamente, o feminino que cultivamos da mulher ancestral. Grande, farta, fértil, totalmente lunar, hormonal.⠀

Com a Vênus em Câncer, amor e memória caminham lado a lado. E por isso mesmo, nesse trânsito, pode acontecer das vozes do mar trazerem à praia a brisa de algum amor antigo, ou de um prazer, agora não mais esquecido.

Vênus do fundo do baú do céu descobre-se no gosto pelo o que é antigo. Vênus vai ao brechó, ao sebo, ao antiquário do próprio desejo. Acha a fotografia de quando a mãe ainda era menina, isso por si só daria um livro. Vênus do cultivo de alguma arte ancestral. A arte do chá, por exemplo, que revisita a água como medicina, que cura ainda mais no caso da louça conter dragões do azul da china, ou pelo menos ser um xícara bem, bem bonita. A beleza cuida.

Comentarios


bottom of page