top of page

Antíscia e contra-antíscia

Foto do escritor: Mariana CamposMariana Campos

O Zodíaco olha para o espelho, e não resiste à pergunta: Espelho, espelho meu, existe alguém mais reluzente do que eu? Para compreender antíscia e contra-antíscia é necessário recuperar a noção do Zodíaco como um sistema. Um sistema simbólico que deriva da observação dos ciclos celestes, sobretudo do ciclo do Sol. Para compreender antíscia e contra-antíscia precisamos recapitular as estações do ano, com ênfase nos solstícios e equinócios.


Como um sistema simbólico estabelecido acima da Linha do Equador, o ingresso do Sol no signo de Câncer corresponde ao Solstício de Verão, esse é o dia mais longo do ano. O Solstício de Inverno, por sua vez, se inicia quando o Sol ingressa no signo de Capricórnio, essa é a noite mais longa do ano.


Antíscia: espelhamentos


Com isso, comecemos pela antíscia. Tomemos, assim, 0º de Câncer como o dia mais longo do ano, como se esse ponto no zodíaco, o grau zero de Câncer, contivesse a memória desse longuíssimo dia. Um dia depois desse dia, corresponderia ao 1º de Câncer. Dois dias depois, 2º de Câncer. Agora, de a partir do 0º de Câncer, voltássemos para um dia antes, esse dia corresponderia ao 29º de Gêmeos, signo anterior a Câncer. Dois dias antes, e estaríamos no dia correspondente ao 28º de Gêmeos. Assim por diante.


Um dia antes do dia mais longo do ano, é o dia quase mais longo do ano (29ª de Gêmeos). Mas também, um dia depois do dia mais longo do ano, também é o dia quase mais longo do ano (1º de Câncer).


Esses dois dias que estão ao lado do 0º de Câncer, um antes e um depois, são pontos espelhados do zodíaco, pois são dias que dispõem da mesma quantidade de luz. Isso é uma antíscia. Fiz um desenho para ajudar a visualizar essa relação.



Dois dias antes do dia mais longo do ano, é o dia quase-quase mais longo do ano (28ª de Gêmeos).Mas também, dois dia depois do dia mais longo do ano, também é o dia quase-quase mais longo do ano (2º de Câncer).


Dessa forma, podemos anotar que há relação de antíscia entre:


1º de Câncer - 29º de Gêmeos

2º de Câncer - 28º de Gêmeos

3º de Câncer - 27º de Gêmeos

4º de Câncer - 26º de Gêmeos

E assim por diante.


Gêmeos e Câncer são signos que estabelecem relação de antíscia, e para confirmá-la, é imprescendível observar que os graus, nesse caso, importam muito, e se relacionam sempre de forma que a soma entre eles dê 30.


Isso quer dizer que, se por acaso, em um determinado mapa astrológico, temos um planeta a 22º de Câncer e outro planeta a 8º de Gêmeos, esses planetas estão em antíscia. Mas o que significa estar em antíscia?


Sabemos que os planetas se ligam uns aos outros por aspectos: sextil, quadratura, trígono, oposição. Esses são modos de um planeta observar o outro. A antíscia não é um aspecto propriamente dito, mas, por sua relação de similitude entre dois pontos distintos do zodíaco, ela funciona como um reflexo. Imagine que eu estou com uma lanterna, na sala de minha casa, e desse lugar onde estou, eu lançasse um feixo de luz em direção a um espelho nessa sala: um outro ponto desse ambiente, por reflexo, se iluminaria, mesmo que eu não o iluminasse diretamente. Mas esse espelho, no qual eu lancei meu feixe de luz, não é um espelho comum, esse espelho é um espelho do tempo. Um dia que espelha outro dia.


A antíscia não estabelece, como os aspectos, uma relação espacial, mas temporal. Então, esse pontos do zodíaco que são antíscios, não são como dois lugares que enviam, cada um, a sua luz ao outro. Mas são, sim, dois tempos, dois pontos respectivos a diferentes dias do calendário, tempos que se espelham, que se assemelham, que se parecem.


Poderíamos aproximar a antíscia com a conjunção, mas planetas em antíscia não estão em uma relação física - espacial - que é própria da conjunção, mas em uma relação mais metafísica - uma espécie de encontro na dobra do tempo que a antíscia dobrou.


E essa relação, é claro, não acontece apenas com os signos de Gêmeos e Câncer, mas também com seus signos vizinhos:


Gêmeos - Câncer

Touro - Leão

Áries e Virgem

Peixes e Libra

Aquário e Escorpião

Capricórnio e Sagitário.


São esses os signos conectados na imagem a seguir:


Na astrologia tradicional, a antíscia não é um pensamento extraordinário, ao contrário, o olhar para a investigação das antíscias em um mapa astrológico era - e segue sendo por seus praticantes - uma prática bastante usual, comum, ordinária.


Na prática, a antíscia nos dá a ver relações para além dos aspectos ptolomaicos, não apenas nos mapas de nascimento, mas também nas mais diversas técnicas de previsões.


Um exemplo de antíscia pode ser observado no mapa de Donald Trump, ao qual não me delongarei muito por desgosto mesmo. Mas observem que o Sol dele, a 22º de Gêmeos, estabelece uma relação de antíscia com Mercúrio a 8º de Câncer.

Essa criatura, de Ascendente em Leão, é representada pelo próprio Sol, regente de seu Ascendente. Seu Sol (ele) e seu Mercúrio não estão em conjunção e tampouco fazem qualquer outro aspecto, mas estabelecem relação por antíscia. Mercúrio, como significante da comunicação, enviaa seus atributos ao Sol (nativo), e vice-versa. Disso poderíamos, por exemplo, compreender sua relação com os meios de comunicação, sobretudo televisivos, centrais para a sua projeção pública (leonina e solar e por antíscia, também mercurial).


Contra-antíscia: o outro lado do espelho


A contra-antíscia, como o próprio nome sugere, estabelece uma relação entre os dias inversamente proporcionais no que se refere a quantidade de luz (tempo de horas diurnas e noturnas) dentro do zodíaco. E aqui, a relação metafísica entre esses signos do zodíaco se dá, não como um espelhamento, mas como se um fosse o lado contrário do espelho do outro. Estariam mais próximos do que compreendemos como uma oposição, uma divergência, um desentendimento. Tais pontos são determinados, não pelos solstícios, mas pelos equinócios. Os signos que estabelecem relação de contra-antíscia entre os seus graus são:


Áries - Peixes

Touro - Aquário

Gêmeos - Capricórnio

Câncer - Sagitário

Leão - Escorpião

Virgem - Libra


Na imagem abaixo podemos observar, nas linhas verticais, as relações de contra-antíscia. E nas linhas horizontas, as relações de antíscias.

Do mesmo modo da antíscia, a relação entre os graus desses signos contrários em luz se dá por graus inversos. 1º de um, com 29º do outro. 11º de um, com 19º do outro. Você sabe se há algum antíscia ou contra-antíscia em seu mapa de nascimento?


Para interpretar essas relações em um mapa se faz necessário levar em consideração os atributos dos planetas em questão, assim como os assuntos que eles governam acidentalmente em cada caso. É apenas um entre tantos conceitos úteis herdados da astrologia tradicional, mas que no conjunto de uma análise completa se soma a tudo mais em jogo, que na Astrologia, é sempre um jogo de luzes.

Comments


bottom of page