Marte em Touro
Marte é o maléfico menor, é autor de brigas, disputas e conflitos. Segundo William Lilly, astrólogo do século XVIII, representa os soldados, cirurgiões, alquimistas, ferreiros, alfaiates e cozinheiros. Todos aqueles que lidam com o ferro, agulhas, facas e armas pontiagudas têm parte com este deus. Facilmente identificável no céu noturno, Marte tem cor avermelhada, brilhante e fogosa. Lilly também afirma sobre Marte: “O seu único amigo é Vênus, sendo todos os outros planetas inimigos”. Para este belicoso deus tudo é confronto e batalha, exceto quando cai nos laços do amor. Nesse momento Marte fica debilitado porque é feito refém nos braços de Vênus, um guerreiro apaixonado troca o campo de batalha pelos verdes pastos do amor.
Na Odisséia narra-se que os homens da esquadra de Odisseu desrespeitaram o gado sagrado e terminaram afogados no mar. Odisseu sobrevive, mas acaba condenado a mais sete anos de exílio nas garras amorosas da ninfa Calipso. Apesar de estar nos braços da ninfa, a sensação é de desconforto e desterro. O herói está longe das suas glórias, da sua pátria, sem seu exército e sem função. O conforto venusiano lhe pesa nos ombros e incomoda. A tranquilidade é terra estranha para quem fez da sua vida uma batalha.

Conta-se, em outro mito, que Zeus se apaixonou pela princesa Europa e decidiu raptá-la disfarçando-se de um belo touro. Dessa união nasceu Minos, o rei de Creta. Para atestar sua legitimidade como rei, Poseidon enviou a Minos um majestoso touro que deveria ser sacrificado em sua honra. Porém, admirado de tão belo animal, Minos escondeu o touro e sacrificou outro. Irado com a desobediência, Poseidon lançou contra Minos duas desgraças: transformou o touro em um animal furioso e fez com que a rainha Pasífae se apaixonasse perdidamente por ele. Dessa paixão bestial nasceu Minotauro: parte homem, parte touro.
Marte aqui se enamora de Vênus, essa paixão gera forças contraditórias e indomáveis, como a figura dúbia do Minotauro. Marte deixa de ser o herói para se tornar presa. Hércules luta e captura o touro de Creta, Teseu põe fim ao terrível Minotauro. Até hoje muitos lugares encenam batalhas de homens contra touros, uma luta da razão humana contra a fúria animal. Ao fim, quando o touro se dobra cansado, percebemos que nós mesmos somos a besta furiosa que precisa ser domada.
Comments