Mercúrio em Sagitário
Em Sagitário, Mercúrio está exilado, longe da própria casa, Sagitário é o extremo oposto de Gêmeos, casa de Mercúrio. Um planeta exilado está em um ambiente estranho às suas próprias qualidades. Se mercúrio é o mestre das artimanhas, em Sagitário ele se veste com o tom solene e erudito do centauro.
Mercúrio é o menino celeste, tem hábito de troçar e aprontar. Em Gêmeos sua mente pode voar para onde desejar, mas em Sagitário as coisas são diferentes, aqui é o terreno do fogo mutável, e toda criança já ouviu ameaças sobre o perigo de brincar com ele. Sagitário também é casa da fé e da religião, lugar onde a ambiguidade mercurial não tem espaço. "Com deus não se brinca!", mas Mercúrio é uma criança inquieta que não aguenta esperar a cerimônia, se sacode no banco, sente a roupa pinicar os braços e tem vontade de rir quando todos estão em silêncio.
Mercúrio na casa de Júpiter, o pequeno aluno ocupando o espaço do grande professor. A brincadeira ganha ares solenes, as conversas podem virar verdadeiras palestras. Diante do exagero jupiteriano a palavra de Mercúrio se estende prolixamente até o horizonte, e as patas de cavalo que corram para dar conta do que a mente extrapola. Os cascos do centauro são pesados para os pés alados desse deus, o seu andar deixa de ser suave e delicado para se transformar em um galope imponente e ritmado.

Não é raro que os nativos com Mercúrio em Sagitário soltem coices quando contrariados ou sejam estabanados nos assuntos delicados, ou soltem flechas certeiras sem nenhum grau de sutileza. O seu raciocínio mistura o grandioso com o detalhe, usa superlativos para expressar suas miudezas. Para Mercúrio em Sagitário, toda palavra é sagrada, toda conversa é um ato de devoção. Sua mente caminha pelos assuntos elevados e traz solenidade para o espaço comum da vida diária, mas também carrega sempre uma boa dose de otimismo incorrigível com a vida.
Mercúrio é senhor da mente e da racionalidade. Sagitário é o signo da fé e dos rituais sagrados. Não há espaço para a razão diante dos milagres da fé, por isso, em Sagitário, Mercúrio encontra-se exilado. Nos períodos de Mercúrio-centauro, precisamos aprender a desamarrar os limites racionais para deixar que os cavalos da fé guiem o caminho. É preciso crer para ver.
Comments