top of page

Marte em Virgem

No signo de Virgem, Marte é recebido por Mercúrio em sua forma mais melancólica e pragmática. O tempero frio e seco da terra confere uma dose mais moderada à força impetuosa do deus da guerra. Marte em Virgem sabe que o diabo mora nos detalhes: o calcanhar de Aquiles, o parafuso que interrompe todo o fluxo da engrenagem, a rebelião que começa com a palavra de um único soldado.


Virgem empresta a Marte a sabedoria do tempo correto. Há hora de plantar, hora de colher e hora de partir para o ataque. É preciso ter a paciência das formigas, que noite após noite assaltam o açucareiro destampado. Também é necessário o uso da inteligência. No campo de Mercúrio, o guerreiro Marte sabe que nem sempre é a força bruta que vence. Uma batalha se ganha com estratégia, perícia e argumento. Uma palavra inflama, outra apazigua. Deixar fermentar a raiva para que ela se transforme em precisão.


MARTE EM VIRGEM

A força da terra ensina ao guerreiro que a recusa também é uma forma de ação. Com a ponta da agulha, costura-se e desfaz-se a mortalha nas mãos de Penélope — subterfúgio cuidadoso e sagaz, resistência silenciosa que desarma a fúria avassaladora. Marte em Virgem nos ensina a agir no ponto certo, separando o joio do trigo, o que serve do que precisa ser descartado. Seu segredo é substituir o impulso voraz por um ataque técnico e calculado. Toda ação exige planejamento: corpo quente, cabeça fria.


No período em que Marte caminha pelo signo de Virgem, somos convidados a digerir os conflitos que nos cercam e preparar a mente para elaborar nossas estratégias de sobrevivência. Tudo no seu devido lugar. Marte em Virgem passa a régua para organizar os assuntos e compreender pelo que vale a pena lutar. Na bandeira que esse guerreiro carrega, estão estampados o trigo, a semente e o pão — luta para proteger o tempo da terra e as transmutações que alimentam o corpo. É por meio da ciência mercurial que se vencem os bloqueios, e com a paciência melancólica da terra que se desarma até o mais forte dos guerreiros.


Comments


bottom of page