Sol em Áries
Sol no signo de Áries marca o início do ano astrológico. Primeiro dos doze signos, há em Áries uma inocência que reside em todo início. É o signo do rompante, impulso primordial que nos move para qualquer coisa, expressão elemento fogo na sua forma cardinal, Áries é simples, direto e reto, como a pequena fagulha no meio do palheiro.
Regido pelo planeta Marte, deus da guerra, o carneiro é bom de briga e sabe lutar quando precisa. No corpo humano, Áries governa a cabeça, e Aríete é o nome da antiga arma de guerra utilizada para derrubar muralhas. Quando as portas estão fechadas o carneiro abre caminho na base da cabeçada. Impulso, coragem, determinação - fogo na forma de explosão.

Em Áries, o Sol está em condição de exaltação, e toda exaltação é uma forma de exagero. “Eu sou mesmo exagerado” cantou o Sol em Áries do poeta Cazuza. Exaltar o Sol é celebrar a ação, a consciência, a potência criadora. Quem nasce no período que o Sol se exalta chega no mundo com pressa de provar o gosto da vida, por isso, neste signo, Saturno encontra seu exílio - não há tempo para o que é lento - entre no carro que depois eu te explico.
Nos momentos que o Sol passa pelo signo do carneiro nós celebramos a luz quente que aquece o mundo e arranca de dentro da semente a planta adormecida. Há pressa em viver e afirmar quem somos e o que queremos, definir nossas particularidades, anunciar nossos desejos com uma boa dose de coragem para abrir passagem. Alberto Caeiro, poeta nascido de dentro de outro, era do signo de Áries e seus versos são cheios de luz solar e simplicidade, como só o Carneiro é capaz de oferecer:
“Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de gozá-lo tanto, E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz.”
Comments