top of page

Sol em Virgem

Foto do escritor: Julia GarciaJulia Garcia

Para o Sol, chegar ao signo de Virgem significa abandonar o conforto do seu trono e começar a pensar nos copos sujos que sobraram da festa de ontem. O calor do momento passou, agora Virgem vem para nos lembrar que é preciso planejar o dia seguinte, o mês que vem, o próximo ano - não como uma tentativa de controlar a vida, já que é isso é impossível, mas como uma maneira de se alinhar às mudanças que as estações e o tempo inevitavelmente insere no nosso caminho. Nada é permanente, nem o brilho do Sol é sempre o mesmo. Entramos agora no ritmo mutável da terra, o anúncio do fim de uma estação, é hora de revirar o chão para que novas coisas possam brotar.



Virgem é um signo de temperamento melancólico, o que quer dizer que ele pensa as coisas demoradamente e com muito cuidado, revisa cada palavra, observa cada detalhe. No corpo humano, Virgem corresponde aos intestinos: separar o puro do impuro, digerir as coisas para poder aproveitar o melhor delas e, em seguida, descartar o que não nos serve mais.


Virgem é domicílio e exaltação do planeta Mercúrio, o que significa que aqui esse errante está duplamente dignificado - milagre que só a Virgem é capaz de fazer. Aqui o deus da comunicação mostra sua face mais mental, sua capacidade de comunicação diplomática e sua força para trabalhar as ideias de forma que elas criem frutos e raízes profundas.


Quem nasce com o Sol em Virgem recebe de presente dos céus o senso crítico e detalhista desse signo, acompanhado de seu doloroso perfeccionismo. Sua função é analisar, separar e, claro, criticar. Porque sem crítica não se vai adiante. Aqui a constância do Sol ganha o ritmo mutável da terra: insere na rotina dos dias a necessidade da mudança e do aperfeiçoamento, nunca saberemos de tudo, somos sempre aprendizes de nós mesmos.


Nos tempos que o Sol está em Virgem somos convidados a revisar e planejar a vida com a delicadeza de um agricultor. Hoje faz sol, mas mês que vem é de chuva, as coisas mudam e nós precisamos mudar com elas - semear hoje uma espiga que só colheremos na próxima estação. Com o Sol em Virgem é importante lembrar do ditado chinês: não espere ter sede para começar a cavar um poço.


コメント


bottom of page