top of page

Algorab, a asa da constelação do Corvo

Foto do escritor: Julia GarciaJulia Garcia

Entre as estrelas que adornam a linha do zodíaco está a constelação do corvo e a sua estrela mais famosa, Algorab. Atualmente localizada no grau 13 de Libra, Algorab é uma estrela de brilho discreto e fraco que ganha destaque pela sua proximidade com a eclíptica.


Algorab

Como é comum às figuras mitológicas, o corvo carrega diferentes imagens e associações que se desdobram em múltiplos significados. Na mitologia grega, era considerado a ave sagrada de Apolo, associado ao dom da profecia e às mensagens divinas. Em um dos mitos, o corvo é encarregado por Apolo de vigiar sua amada Corônis, e quando ele precisar dar ao deus a notícia da infidelidade de sua amada Apolo em fúria queima suas penas o deixando todo preto. É a famosa história de bater no mensageiro porque não gostamos da mensagem, um dos preços que o corvo tem que pagar pela sua capacidade de ver mais longe. A ideia de portador de más notícias ficou colada à imagem do corvo, transformando-o em um símbolo do mau agouro. No poema de Edgar Allan Poe, a ave negra foi eternizada como um oráculo trágico que repete sempre a terrível sentença: nunca mais!



Corvo de Apolo

O corvo está presente em muitas outras histórias e mitos, muitas vezes considerado um protetor ou mensageiro divino. Em outros casos, ele aparece como representante das distrações e atrasos. Esta última imagem se apresenta em duas histórias, a primeira do próprio Apolo, que certa vez pediu ao corvo que buscasse água no rio, no entanto, o corvo encontra uma figueira no caminho e com vontade de comer figos se distrai da sua tarefa principal. Muito tempo depois, o corvo ganha outra imagem de atraso através da história de Santo Expedito, o santo das causas urgentes. Nessa história novamente o corvo aparece como a imagem do atraso, e o seu grasnar tem associado a palavra latina “cras” que significa amanhã. Assim, para o santo, o corvo era um eterno amanhã que atravessa a missão da sua conversão.


Santo Expedito e o corvo

Algorab, entre outras coisas, é uma estrela que fala de procrastinação. Mesmo que a gente ouça o chamado do nosso propósito, nem sempre temos a força para dominar as distrações e focar naquilo que é necessário. A voz de mau agouro é aquela que sempre deixa para mais tarde o que pode ser feito hoje. “Quando eu tiver mais tempo, quando eu terminar essa tarefa, quando a vida estiver mais fácil…” e nessa espera do amanhã perfeito vamos deixando de lado o que não podia ser adiado. Quem nasce com a estrela Algorab em seu mapa trava sempre uma batalha com a distração e o amanhã, a procrastinação é o figo maduro na beira da estrada, é preciso força e persistência para não esquecer a missão verdadeira.


Essas são apenas algumas das interpretações possíveis para a estrela Algorab, o uso das estrelas fixas na astrologia é um universo permeado de significados complexos e variados. Quando encontramos uma estrela em um mapa o melhor que podemos fazer é mergulhar nos seus mitos e imagens e deixar que o símbolo pouco a pouco se revele. 


 
 

Comments


bottom of page