top of page

Mercúrio em Libra

Foto do escritor: Mariana CamposMariana Campos

Com Mercúrio na praça de Libra, a palavra se afina na bossa, na graça dos ares da Vênus e nas teclas dos ossos de Saturno, planetas que, por domicílio e exaltação, têm lugar junto ao signo.


Mercúrio figura um menino de recados, um mediador entre mundos, e como é próprio de um intermediador, também suas qualidades primitivas (quente/frio e úmido/seco) são atribuídas em função do lugar em que está. Embora alguns autores afirmem que isoladamente Mercúrio seja um planeta frio e seco, para determinar a sua natureza faz-se necessário observar sua situação: em que signo se encontra e com que planetas está conjunto ou em aspecto, etc, como que a serviço de falar a língua de outro, feito um tradutor, um facilitador, um versificador de distintos universos.


Mercúrio participa da sanguínea triplicidade do ar, que com toques de Vênus busca expressar-se pela amabilidade, concórdia e harmonia, traços de uma mente elegante. E se a balança ilustra esse signo, procura-se a palavra justa, o pensamento guiado pela noção da repesagem:


“Em que acredita você? — Nisto: que os pesos de todas as coisas precisam ser novamente determinados”. Palavras de Mercúrio em Libra, pelas penas de Nietzsche.


Mercúrio em Libra

Para Manílio, a Libra é “o peso equilibrado”, eis aqui a convocação da densidade de Saturno. Para tudo a Vênus diz “sim”, Saturno contrabalanceia, exigindo a negação. Então Mercúrio em Libra negocia, entre isso e aquilo, os quilos de questões e ideias, que vão para os pratos da balança, onde se compara e avalia, para que Mercúrio não incorra à insustentável leveza do “sim”. Então a predileção pelo “talvez” não passa de uma solicitação: de tempo para pensar, de temperança para raciocinar, recursos básicos da ponderação.


Por outro lado, agradabilidade, sob a ótica do que na Libra se debilita, resultaria em imprecisão. A Balança é o exílio de Marte e queda do Sol, ambos secos e quentes. Pode aqui a clareza do Sol ofender, e retidão de Marte causar danos. Para esse Mercúrio, as frases ficam mais bonitas se dão voltas nas curvas de Vênus, se trazem, como abelhas, sons de açúcar e melodias melosas.


 
 

Comments


bottom of page